5 SET

Pratos típicos de Santa Catarina: Conheça os sabores gastronômicos do litoral

Data: 05/09/2023

Se existe uma maneira infalível de mergulhar em uma cultura, é através da sua comida, por aqui os pratos típicos de Santa Catarina e Florianópolis farão você se apaixonar ainda mais pelo nosso litoral.  

 

Nossa rica diversidade gastronômica oferece uma experiência única, capaz de encantar até mesmo os paladares mais exigentes em uma experiência deliciosa, temperada e recheada de tradições locais.   

 

Este texto foi feito em especial para os nossos hóspedes faceiros que gostam de se aventurar pela culinária local durante as suas viagens. Se você se identificou, continue a leitura e aproveite!  

 



Conheça os Pratos típicos de Santa Catarina em Floripa  

 

A culinária catarinense é um verdadeiro reflexo da diversidade cultural presente por aqui. E em Florianópolis não poderia ser diferente, afinal isso aparece em vários pratos que conquistam o coração e o paladar de quem tem a oportunidade de nos visitar.  

 

Com influências das comunidades de pescadores, os pratos típicos de Santa Catarina são uma mistura deliciosa de ingredientes como frutos-do-mar 


Tainha frita, recheada ou assada  

 

A tainha permite uma grande diversidade de preparos, podendo ser consumida frita, recheada e assada, ganhando destaque como uma das estrelas dos pratos típicos de Santa Catarina.   

 

Mas vale lembrar que a pesca da tainha ocorre por temporada, então não é encontrada nos cardápios durante o ano todo, mas entre maio e julho você pode saboreá-la na Festa da Tainha, em Floripa, curtindo shows e brincadeiras.  


Para os apaixonados por camarão  

 

O camarão também marca presença nos pratos típicos de Santa Catarina, como nos famosos molhos vermelhos com camarão, um ótimo acompanhamento para filés de peixe frito, por exemplo.   

 

Se preferir, também temos opções em que seu preparo é feito frito ou ao bafo, acompanhado de arroz, pirão e saladas frescas, uma verdadeira explosão de sabores.  


O famoso siri  

 

Se você está procurando uma entrada saborosa e cheia de tradição, não podemos deixar de lado a casquinha de siri ou o bolinho de siri.  

 

Ambos são a combinação perfeita de carne de siri e temperos regionais, resultando em uma experiência única e deliciosa, sendo um dos pratos mais tradicionais da Ilha da Magia.  

 

Ah e se preferir, também pode ser encontrado desfiado, ensopado e até mesmo empanado, ou seja, opções é o que não faltam para experimentar um bom siri.  


O pirão de peixe  

 

Famoso entre os menus gastronômicos dos catarinenses, o pirão de peixe é um acompanhamento tradicional das refeições por aqui.   

 

Feito a partir do caldo do cozimento do peixe e engrossado com farinha de mandioca, o pirão é um símbolo do nosso litoral e uma delícia que completa qualquer prato.  

   

Hospede-se na Ilha Faceira e viaje pelos pratos típicos de Santa Catarina  

 

Cada prato típico de Santa Catarina é uma porta de entrada para a nossa rica cultura e tradições da região. E que tal aproveitar tudo isso em uma viagem faceira, cheia de sabores e uma hospedagem confortável que complementa ainda mais essa experiência?  

 

Aqui na Pousada Ilha Faceira, você se hospeda na Praia do Campeche, um destino perfeito para aproveitar toda a essência do litoral catarinense com fácil acesso a outros pontos da cidade como o Ribeirão da Ilha, que se destaca como o maior produtor de ostras do Brasil e por ter uma das melhores vias gastronômicas de Florianópolis.  

 

Clique aqui para fazer a sua reserva na Pousada Ilha Faceira e curtir momentos inesquecíveis nesse destino recheado de opções que vão muito além do paladar!