9 MAR

Por que Florianópolis é a Ilha da Magia?

Data: 09/03/2021

Autor: Pousada Ilha Faceira

Em algum momento da pesquisa e do planejamento da sua viagem você deve ter encontrado alguma referência citando Florianópolis como a Ilha da Magia, não é?


E esse apelido dado à cidade não existe somente em razão das inúmeras belezas naturais (que realmente parecem até magia do universo). Apesar disso por si só já justificar, a Ilha da Magia é conhecida assim também pelo misticismo e pelas lendas que contam a história de como tudo começou por aqui. 


A Ilha das Bruxas

As histórias contadas pelos açorianos que povoaram a ilha diziam que mesmo antes deles chegarem já havia habitantes por aqui e sabem quem eram? Isso mesmo, as bruxas! 


Franklin Cascaes, pesquisador e escritor, é referência em contar essas lendas em seus livros, preservando a cultura açoriana e a herança cultural do povo de Florianópolis. 


O livro mais conhecido do autor é O Fantástico na Ilha de Santa Catarina. Se você tem curiosidade em saber mais sobre os mitos e as lendas locais, será uma ótima leitura.



Pedras das Bruxas na Praia de Itaguaçu em Florianópolis, SC


Outros personagens da Ilha da Magia

Mas não é somente de bruxas que vivem as lendas não! Ao desbravar a cultural local você ouvirá histórias com lobisomens, fantasmas e até mesmo o diabo, que vinha para estragar a festa das bruxas.


E a #dicafaceira de um passeio curioso para conhecer um pouco mais sobre este misticismo é ir até a Praia de Itaguaçu, na área continental da cidade. Bem no final da rua você consegue avistar as Pedras das Bruxas, dentro do mar. No local há também uma placa que conta em detalhes a lenda dessa famosa festa que acabou transformando as bruxas em pedras.  


Além disso, de lá é possível curtir um lindo pôr do sol e ainda continuar o passeio num belo jantar em alguma das diversas opções da Via Gastronômica de Coqueiros.


Se a curiosidade ainda estiver por aí, aqui e aqui você encontra mais informações.


Equipe Ilha Faceira

Somos uma pousada em Florianópolis, com 7 anos de história, hospitalidade e atendimento personalizado.

Estamos a apenas 3 minutos a pé da linda Praia do Campeche.