28 JUL

Ecoturismo em Floripa: trilhas e muita natureza

Data: 28/07/2021

Autor: Pousada Ilha Faceira

Belezas naturais não faltam por aqui, mas você sabia que além das praias, Floripa conta com diversas trilhas? E mais uma ótima notícia: as opções são muito variadas, atendendo a todas as idades e preparos físicos.


E para contarmos um pouco mais sobre como funciona o ecoturismo por aqui, convidamos a Marina e a Karen, nossas parceiras da Ecoar Turismo para trazer ainda mais informações.


A Ecoar Turismo tem a proposta de oferecer experiências únicas, proporcionando vivências sensoriais e de extrema conexão com a natureza. Elas mostram a ilha através de outra perspectiva, com segurança, criatividade e muita energia boa.



Foto: Ecoar


Experiências de ecoturismo


Entre as experiências oferecidas por elas estão o guiamento pelas trilhas mais tradicionais e também por trilhas e caminhos exclusivos, diferentes dos que todos conhecem. Há também opções de trilha sensorial, em silêncio ou com os olhos vendados, por exemplo, ou ainda roteiros em família e trilha com thetahealing.


As experiências ocorrem em grupos, de acordo com a agenda semanal da Ecoar, ou também de forma personalizada, quando e como você estiver disposto(a) a fazer. É possível inclusive contratar o Pé na Trilha, um pacote de 4 trilhas no mês, que mesmo o turista pode aproveitar, já que pode, por exemplo, fazer as 4 trilhas na mesma semana, aproveitando os valores com desconto durante a sua estadia em Floripa.


Quando fazer trilhas em Floripa


Além disso, as trilhas podem ser feitas o ano todo. A única exceção é uma experiência que inclui travessia na água, que ocorre somente no verão. Porém, todas as outras se mantêm disponíveis ao longo do ano, dentro ou fora da temporada.


Marina destacou que fazer as trilhas no inverno é ainda melhor, justamente por chover menos, ser menos calor e, o principal, menos gente, às vezes inclusive sem encontrar ninguém, permitindo mais silêncio, mais contemplação e ainda mais conexão com a natureza. 


Aproximação com a cultura local 


Outro fator positivo mencionado por elas durante a nossa conversa, é que o ecoturismo feito de forma consciente aproxima o turista do morador e da cultura local, tornando a experiência ainda mais significativa. Isso fica muito claro em um dos roteiros que elas fazem, que é o Caminho da Gurita, onde a ida acontece pela trilha e a volta acontece de canoa pela Lagoa do Peri, em parceria com os moradores da região.


Outra opção que ganha destaque nesta questão é a parceria com o Projeto Lontra. Uma das opções dessa parceria une a trilha com o voluntariado e a outra, a Trilha da Lontra, é ideal para famílias, pois além de estar na natureza, engaja as crianças com o projeto.


#dicafaceira: vale informar que uma das trilhas mais procuradas é a da Lagoinha do Leste. E a Ecoar oferece uma experiência dessa trilha com o nascer do sol no Morro da Coroa. Perfeito!


E com tudo isso e mais alguns projetos que serão lançados futuramente, como trilhas inclusivas e acampamentos, a Ecoar nos mostra que é possível viver um turismo consciente, conhecendo lugares incríveis e a nós mesmos(as). 


Se você gostou da ideia e gostaria de incluir essas experiências no seu roteiro por Floripa, clique aqui e fale com elas. Reforçamos que há opções de diferentes níveis de dificuldade e sempre será possível personalizar a experiência de acordo com a sua necessidade.


Equipe Ilha Faceira

Somos uma pousada em Florianópolis, com 7 anos de história, hospitalidade e atendimento personalizado.

Estamos a apenas 3 minutos a pé da linda Praia do Campeche.