5 SET

Descubra as belezas da Ilha do Campeche - Santa Catarina

Data: 05/09/2023

O litoral catarinense tem belezas que são impossíveis de não se apaixonar, como a paradisíaca Ilha do Campeche - Santa Catarina, um verdadeiro tesouro natural que encanta quem tem a oportunidade de dar um passeio por lá. 

 

Preparamos este conteúdo com todos os detalhes desse paraíso. Bora aproveitar descobrir os motivos que tornam esse local tão atrativo, merecendo um lugar especial em sua lista de passeios por Floripa? 

 

Vem nessas dicas com a gente! 



  

Como chegar na Ilha do Campeche – Santa Catarina  

 

Localizada no lado leste de Florianópolis, a Ilha do Campeche está a aproximadamente 1,6 km da Praia do Campeche, suas belezas naturais já encantam pela vista que temos lá da areia da praia mesmo, mostrando seus atrativos e fazendo aquele convite faceiro para uma visitinha.   

 

Existem 3 maneiras de chegar na ilha: 

  • Do jeito mais fácil e rápido, que é saindo da própria Praia do Campeche, em uma travessia feita através de botes infláveis, em um percurso que dura aproximadamente 5 minutos. Bem aqui em frente da Ilha Faceira, por exemplo, há um ponto de saída dos botes, onde não é necessário agendar, mas vale lembrar que é importante chegar cedo para aguardar na fila, principalmente na alta temporada, já que há um limite diário de pessoas que podem ficar na ilha. 
  • Também é possível fazer a travessia saindo da Praia da Armação, em transportes feitos por pescadores artesanais. Nesse caso, o percurso costuma ser de 30 minutos, e o tempo de permanência na ilha é de no máximo 4 horas. 
  • A terceira opção sai da Praia da Barra da Lagoa, em um passeio feito por escunas e com o tempo um pouquinho mais longo, num percurso de aproximadamente 1h30, também com limite de permanência de 4 horas. 

  

Aproveite o seu tempo na Ilha  

 

Ao chegar na Ilha do Campeche - Florianópolis, temos a chamada Praia da Enseada, com água tranquila e cristalina, perfeita para curtir com a família durante uma viagem para Florianópolis.  

 

Com a calmaria do mar, é possível praticar mergulho com snorkel que ainda conta com a opção de uma trilha subaquática para quem quer aproveitar ainda mais a vida marinha no local. De qualquer forma, certamente você vai se apaixonar pelas belezas do fundo do mar. 

 

Ah e por falar em trilha, por lá também podemos caminhar pelas trilhas, visitar sítios arqueológicos e monumentos rochosos. A Ilha do Campeche tem dez sítios arqueológicos, recheado de história contada através das gravuras nas pedras e ruínas, além de máscaras, símbolos e flechas que marcam a passagem dos povos milenares pela região.  

 

Para fazer o passeio pelas trilhas é preciso de acompanhamento do guia do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão responsável por cuidar da preservação da ilha, para que juntos possamos manter o cuidado deste local tão precioso. Além disso, lembramos que o passeio saindo da Praia do Campeche ocorre o ano inteiro, mas sempre condicionado as condições do tempo e do mar, que precisam ser observadas para evitar riscos aos visitantes. 

  

Dicas faceiras para o seu passeio  


Se quiser conhecer as belezas naturais da Ilha do Campeche em Santa Catarina, é importante ficar atento a alguns pontos:  

  • Prepare o seu lanchinho para levar nessa viagem, pois a estrutura local é bem simples, havendo somente um restaurante que funciona apenas no período da alta temporada; 
  • Leve sua bebida para hidratar-se e aproveitar o passeio de forma confortável; 
  • Não deixe nada para trás, esteja preparado para levar o seu lixo embora e não leve nada do local além de boas lembranças e fotos para registrar esse momento.  

  

Hospede-se na Pousada Ilha Faceira  

 

Para facilitar o seu passeio na Ilha do Campeche – Santa Catarina, a nossa pousada é a melhor opção para curtir ao máximo esse momento, afinal, estamos a apenas 3 minutos a pé da Praia do Campeche e em frente a saída dos barcos que vão para a ilha, ou seja, mais facilidade para aproveitar o passeio completo sempre que desejar.  

 

Além da nossa localização privilegiada, por aqui você encontra conforto e comodidade na medida certa para os seus dias em Florianópolis ao lado da sua família ou em uma viagem romântica. 

 

Clique aqui para solicitar disponibilidade e aproveitar esse destino apaixonante, recheado de belezas naturais e em uma hospedagem perfeita para o seu aconchego na Praia do Campeche.